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HABECHE ENGENHARIA: TRAJETÓRIA DE AUTORIDADE TÉCNICA E EXCELÊNCIA EM OBRAS DE INFRAESTRUTURA E CONSTRUÇÃO CIVIL
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A história da Habeche Engenharia: autoridade e excelência em construção pesada e civil
Grandes projetos exigem mais do que boas intenções. Eles pedem precisão, experiência acumulada e competência técnica para enfrentar os desafios que surgem desde as fases iniciais até a entrega final. Foi com essa convicção que a G2R Empreendimentos buscou, para consolidar seus empreendimentos de alto padrão, uma parceria com quem compartilha do mesmo compromisso com a excelência. Assim se deu a união com a Habeche Engenharia.
Fundada em 2004 e dirigida por Luiz Henrique Trevisan Abeche, engenheiro civil formado pela UNESP de Bauru com sólida experiência em empresas nacionais e multinacionais, a Habeche consolidou-se como referência em obras de grande complexidade técnica. Seu histórico inclui intervenções de alta responsabilidade em setores como infraestrutura rodoviária, metroviária, ferroviária, portuária, energética e sanitária, em contratos que somam mais de R$ 12 bilhões ao longo de 21 anos de operação.
A expertise da Habeche Engenharia se evidencia em obras como a construção de túneis NATM (New Austrian Tunneling Method) de grande seção em solo e rocha, contenções com sistemas mistos de estacas e jet grouting (melhoria e estabilização de solo in situ) em metrôs de São Paulo, Fortaleza e Salvador, execução de grandes viadutos ferroviários com vãos de até 40 metros e estruturação de barragens e casas de força para hidrelétricas que superaram 1.200 MW de potência instalada. Além da escala e da diversidade de desafios, chama atenção o domínio de técnicas específicas, como o emprego de fundações profundas (estacas raiz, hélice contínua, paredes diafragma), o desenvolvimento de soluções para tratamento de solos e a execução de estruturas metálicas e de concreto em condições de alta exigência logística e ambiental.
Esse repertório técnico, além de garantir a entrega de obras de infraestrutura de grande porte para clientes como Metrô de São Paulo, Rumo Logística, Sabesp, Vale e CSN, moldou uma cultura organizacional pautada no rigor de processos, na eficiência de planejamento e no controle de qualidade. É essa cultura que agora a Habeche transfere para sua atuação no setor residencial, iniciada pela parceria com a G2R Empreendimentos.
Mais do que simplesmente agregar sua experiência, a entrada da Habeche na construção de empreendimentos verticais de alto padrão — como o HIGH I — representa uma transição sustentada por fundamentos sólidos. O que diferencia essa nova etapa não é apenas a escala reduzida das obras, mas a complexidade própria do residencial multifamiliar: prazos rigorosos, exigências arquitetônicas elevadas e necessidade de precisão na execução de acabamentos e detalhes construtivos.
Se no setor de infraestrutura a prioridade esteve na eficiência estrutural e na resistência dos materiais, no residencial soma-se a isso a responsabilidade com o desenho do espaço e com a percepção do usuário final. Nesse sentido, a expertise da Habeche se torna diferencial estratégico. A gestão orçamentária, o planejamento integrado de suprimentos, a adoção de processos executivos rastreáveis e a capacidade de atuar de forma técnica e disciplinada em canteiros urbanos são atributos que garantem não apenas o cumprimento das metas de obra, mas o atendimento pleno das especificações do projeto arquitetônico — condição indispensável para empreendimentos de alto padrão.
A parceria com a G2R representa, portanto, uma nova etapa para a Habeche Engenharia. Mais do que um prestador de serviços, a empresa torna-se protagonista na qualificação técnica do produto imobiliário residencial da G2R. É com esse histórico e com esse olhar que se inicia a execução do HIGH I — projeto que simboliza a convergência entre inovação arquitetônica e engenharia de alta performance.
Juntas, G2R e Habeche reafirmam que a excelência na construção civil é resultado direto da aliança entre projeto qualificado e execução rigorosa. É esse compromisso que orienta a transformação do ambiente urbano de Ourinhos e a materialização de empreendimentos que unem monumentalidade, eficiência e qualidade.
EXPERIENCIAS: HABECHE Engenharia e Construção:
Obras Rodoviárias e Ferroviárias:
Pavimentação Flexível e Rígida;
Tratamento de Solo Mole com Colunas de Brita, Estacas com Capitel, Geogrelhas e Aterro de Sobrecarga;
Drenagem Superficial e Profunda;
Viadutos Executados através de Estruturas de Concreto Armado e Estruturas Metálicas;
Pontes Executadas através de Estruturas de Concreto Armado e Estruturas Metálicas;
Contenção de Maciço através da aplicação de Solo Grampeado;
Contenção de Maciço através da aplicação de Cortina Atirantada;
Execução de Túnel NATM de grande seção, escavado em Solo e Rocha.
Obras Metroviárias (Metrô de São Paulo, Linha Verde):
Execução de Contenção em Sistema Misto de Estaca Escavada de Grande Diâmetro e Colunas Jet
Grouting, com linhas de atirantamento;
Execução de Contenção em Sistema de Paredes Diafragma com 1,20 metros de Espessura e 40 metros de profundidade, com linhas de atirantamento;
Execução de Estação Metroviária Subterrânea, contemplando as estruturas em concreto Armado, Acabamentos diversos, instalações prediais, Estruturas Metálicas, Montagem eletromecânica e Comunicação Visual;
Execução de Túnel de Grande Diâmetro através da Metodologia NATM, escavados em Solo.
Obras Metroviárias (Metrô de Fortaleza):
Execução de Contenção em Sistema Misto de Estaca Escavada de Grande Diâmetro e Colunas Jet Grouting, com linhas de atirantamento;
Execução de Contenção em Sistema de Paredes Diafragma, com linhas de atirantamento;
Execução de Estação Metroviária Subterrânea, contemplando as estruturas em concreto Armado;
Execução de Túnel Singelo de Pequeno Diâmetro escavado com a utilização de Tuneladora (TBM – Tunnel Boring Machine);
Obras Metroviárias (Metrô de Salvador):
Execução de Contenção em Solo Grampeado, com linhas de atirantamento;
Execução de Contenção em Sistema de Paredes Diafragma, com linhas de atirantamento;
Execução de 5 Estações Metroviárias, sendo 1 Subterrânea, e 4 em nível contemplando as estruturas em concreto Armado, acabamentos, instalações prediais, montagem eletromecânica e Comunicação Visual;
Execução de Viaduto Ferroviário com 2 KM de Extensão, vão de 40 metros, Vigas Pré-Moldadas de 120 Toneladas.
Obras Portuárias:
Implantação de 4 km de Pier executado através da Metodologia de Caixões, no Porto do Açu, no Rio de Janeiro, destinado a atracação dos Navios tipo Chinamax.
Obras de Ampliação de Pátio de Minérios;
Execução de Pátio para Estoque de Minério de Ferro e Carvão, para VALE e CSN;
Execução de Reforço de Solo com Colunas de Brita (60.000 unidades);
Execução do Caminho de Rolamento das Retomadoras/Empilhadeira de Minério de Ferro;
Execução de Pontes e Viadutos em Concreto Armado;
Execução de Pera Ferroviária;
Execução de Virador de Vagão Subterrâneo;
Execução de Descarregador de Vagão aéreo;
Execução de Tanques de Tratamento de Efluentes;
Obras de Implantação das Hidrelétricas de Castro Alves, 14 de Julho, Monte Claro e Foz do Chapecó, totalizando 1.230 MW:
Execução de Ensecadeiras para desvio de Rio;
Execução de Escavação em Solo e Rocha a céu aberto (+ 8.000.000,00 m3) Compactação de Aterros;
Execução de Barragem com Núcleo de Asfalto e Enrocamento de Rocha (2 milhões de m3);
Execução de Concreto Massa (+750.000 m3);
Execução de Concreto Armado com Forma deslizante (15 Pilares do Vertedor, com 40 metros de altura cada);
Execução de Túnel NATM escavado em Rocha com 18 metros de diâmetro e 4 KM de Extensão;
Execução da Casa de Força (Prédio destinado a instalação das Turbinas geradoras de eletricidade e da sala de operação e controle);
Montagem Eletromecânica
Obra de Implantação de Adutora de Água Bruta para Abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo:
Escavação em Solo e Rocha;
Compactação de Aterros;
Execução de Adutora em Aço carbono com 1.200 mm de Diâmetro e 6 Km de Extensão;
Execução de Adutora em Aço carbono com 900 mm de Diâmetro e 2,5 Km de Extensão;
Execução de Estação Elevatória de Água Bruta, com 8 Bombas de 600 CV, cada;
Execução de Túnel NATM com 28 m2 de Seção e 470 metros de comprimento, escavado em Solo e Rocha
Tipos de Fundação Profunda Executadas nos projetos:
Estaca Tipo Raiz em Solo e Rocha;
Estaca Escavada em Solo e Rocha;
Tubulão a céu aberto em Solo e Rocha;
Estaca Tipo Hélice Contínua;
Colunas Jet Grountig / CCP;
Estacas Pré-Moldadas;
Colunas de Brita;
Parede Diafragma;
Estacas Tipo Prancha;
Total Financeiro dos empreendimentos Supracitados: aproximadamente R$ 12 Bilhões (Ao longo de 21 anos).