Entre em contato com nossa equipe de vendas para saber mais sobre nossos empreendimentos.
Está pensando em comprar um imóvel e não sabe qual a melhor forma? O crédito imobiliário pode ser a opção ideal para você!
Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), a contratação de diferentes tipos de financiamento imobiliário em 2018 cresceu 33% em relação ao ano de 2017.
Os recursos, que são fornecidos pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), chegaram a R$ 57,4 bilhões, caracterizando o primeiro aumento em três anos.
Isso porque contratar um financiamento habitacional é uma das formas mais acessíveis de conquistar a casa própria e sair do aluguel.
É justamente isso que você vai ver neste artigo com tudo o que você precisa saber sobre os tipos de financiamento imobiliário praticados no mercado:
Então, pegue papel e caneta (ou abra aquela sua planilha de finanças do Excel) e veja como é fácil alcançar a sua independência!
As principais vantagens de financiar um imóvel são: sair do aluguel, economia e investimento, acessibilidade, uso imediato do imóvel, segurança no fechamento do negócio, possibilidade de liquidação prévia das parcelas e liberdade.
A primeira vantagem de contratar algum dos tipos de financiamento imobiliário é que você estará finalmente se livrando de um custo mensal que não traz absolutamente nenhum retorno: o aluguel.
Com esse dinheiro, você pode investir em outras áreas de sua vida, como a qualificação profissional ou realização dos seus demais objetivos.
Financiar uma casa é, portanto, um investimento.
Adquirir uma casa ou apartamento em Ourinhos por meio de um dos tipos de financiamento imobiliário disponíveis no mercado é uma das formas mais práticas de fazer economia.
Isso se deve à forma de pagamento, um jeito eficiente de poupar e investir com retorno assegurado.
A longo prazo, quando o imóvel for quitado, você terá a opção de colocá-lo para alugar e, assim, investir na compra de outro imóvel.
A possibilidade de contratar diferentes tipos de financiamento imobiliário aumenta as chances de quem não tem uma renda familiar bruta tão alta, ou seja, a maioria da população brasileira.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2018 aponta que metade dos trabalhadores brasileiros tem, em média, uma renda mensal 19,5% abaixo do salário mínimo.
Por isso, contar com o auxílio de um financiamento habitacional é a forma mais acessível para o trabalhador brasileiro alcançar seu objetivo de adquirir a casa própria.
Outra vantagem muito grande é que assim que a pessoa é aceita como beneficiária de qualquer crédito habitacional já é possível se mudar para o imóvel financiado.
Dessa forma, você pode usufruir da casa nova enquanto efetua o pagamento das parcelas que estão abertas.
Isso sem dúvida ajuda e muito a organização orçamentária do lar.
No caso de comprar o imóvel na planta, você não poderá se mudar imediatamente. Por outro lado, você contará com a vantagem de pagar um valor de entrada menor e terá tempo para se organizar financeiramente para quitar as parcelas, que diminuem até que o imóvel fique pronto.
Contratar crédito habitacional é também uma das maneiras mais seguras de adquirir um imóvel.
Cada um dos diferentes tipos de financiamento imobiliário oferece pacotes próprios com seguros e garantias, a fim de cobrir danos físicos, dentre outros imprevistos que ocorram durante seu tempo morando no imóvel.
Assim, faça uma pesquisa atenciosa e escolha uma incorporadora que seja referência no mercado, aliando solidez, empreendimentos de qualidade e prestação de serviço de confiança.
Com certeza, isso se revestirá em qualidade de vida para você e sua família.
Contratar algum dos tipos de financiamento imobiliário não significa que você terá que, necessariamente, estar comprometido com o pagamento da casa até o fim das parcelas.
A depender das suas condições financeiras, há a possibilidade de antecipar prestações ou até mesmo liquidar o financiamento, o que quita o compromisso de uma vez por todas.
Uma das reclamações mais frequentes de quem mora de aluguel é a limitação, normalmente imposta pelo locador, acerca de reformas ou quaisquer modificações no imóvel.
Dessa forma, optar por diferentes tipos de financiamento imobiliário é uma maneira bastante eficiente de obter a liberdade de transformar a casa como preferir.
Com isso em mente, entenda a seguir quais os tipos de créditos habitacionais oferecidos e como funciona o financiamento imobiliário.
Os três tipos de financiamento imobiliário principais no mercado financeiro são: Sistema Financeiro de Habitação (SFH), Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).
Veja como funciona cada um deles:
O Sistema Financeiro de Habitação (SFH) é um programa habitacional oferecido pelo governo para facilitar a compra, construção ou reforma de imóveis residenciais.
Os principais créditos imobiliários desse sistema são o Minha Casa Minha Vida (MCMV) e o Financiamento da Caixa, porém o mais acessível é o MCMV. Veja:
O Minha Casa Minha Vida é um programa do governo federal que, em dez anos de existência, já entregou quatro milhões de casas em todo o Brasil.
Além de apresentar taxas de juros diferenciadas dos demais créditos praticados no mercado, o MCMV abrange quatro faixas que contemplam diferentes perfis de renda familiar.
Alguns dos benefícios de financiar sua casa pelo MCMV são:
Já o SFI regulariza a atuação de instituições financeiras (IFs) em operações de qualquer um dos tipos de financiamento imobiliário.
O SFI torna o crédito imobiliário mais adaptável a condições de mercado com incentivo governamental.
Sendo assim, o SFI é uma alternativa para quem não se encaixa nas exigências do SFH, como financiar imóveis que custem acima de 500 mil reais.
Portanto, nesse tipo de financiamento imobiliário, a renda não é advinda da Caderneta de Poupança ou do FGTS, mas sim de investimentos que os clientes fazem no banco financiador.
Com isso em mente, vale ressaltar o Sistema de Amortização mais popular, que pode ser adotado em por qualquer um dos tipos de financiamento imobiliário, o SAC:
Os Sistemas de Amortização (SAC) são basicamente um planejamento para a quitação dos mais diversos tipos de financiamento imobiliário, a partir da diluição do valor das parcelas no decorrer do tempo.
Dessa forma, as parcelas podem ou não variar de valor.
No mercado financeiro, são praticadas três principais maneiras de aplicação do sistema de amortização:
Agora que você sabe como funcionam os tipos de financiamento imobiliário, veja:
Não adianta solicitar qualquer um dos tipos de financiamento imobiliário e investir em um empreendimento que não satisfaz as suas necessidades.
É por isso que você precisa fazer uma pesquisa atenta. Atualmente é possível encontrar incorporadoras que aliam preço baixo, acessibilidade e design sofisticado como a G2R.
A G2R Empreendimentos é uma jovem incorporadora que, com apenas cinco anos de existência no segmento, já se destaca no mercado pelo diferencial de entregar imóveis de qualidade, com design arrojado e preços acessíveis para todos.
Situada em Ourinhos, nossa missão é proporcionar espaços para viver bem, com qualidade de vida, sem cobrar caro por isso.
Afinal, somos uma imobiliária focada em criar e construir empreendimentos residenciais com inovação, qualidade, beleza e economia para você e para nossos investidores.
Aliamos versatilidade, valores acessíveis e arquitetura diferenciada, oferecemos diferentes planos de pagamento e plantas desenhadas especialmente para a necessidade de cada perfil de morador de Ourinhos.
Queremos apresentar a você a união entre qualidade e preço. Conheça nossas soluções, entre em contato conosco e tire suas dúvidas.
Contato: 14 3322-5576 | Rua Benedito José Pinheiro, 23 – sala B – Ourinhos/SP fb.com/G2rEmpreendimentos